-
Arquitetos: Arquitetos Associados
- Área: 1683 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Leonardo Finotti
A Galeria Claudia Andujar, em Inhotim, foi projetada para receber a obra fotográfica da artista radicada no Brasil. O edifício localiza-se em uma encosta densamente arborizada com acesso por trilhas em meio à vegetação. A topografia define um pequeno promontório que descortina vistas da paisagem circundante. Esta localização informa a estratégia de implantação, que recorta o terreno na parte alta, a fim de reduzir a presença do volume edificado, e destaca a presença singular de três elementos que se projetam sobre a encosta, direcionados para diferentes visadas da mata.
Esta diferenciação entre uma parte assentada sobre o chão recortado e outra parte elevada busca um equilíbrio entre a necessária discrição da maior porção edificada e a presença marcante de elementos destacados que identificam a galeria na paisagem, evitando qualquer intento de mimetismo. O edifício se organiza em um único nível, em uma sequência de salas definida em estrita colaboração com a Curadoria do Instituto. A área expositiva se divide em três conjuntos principais, intercalados com ambientes de transição que promovem a mediação entre espaços expositivos e paisagem. A variedade dos espaços expositivos é assegurada pela exploração da alternância entre introspecção e abertura, visadas para o exterior e para o pátio interno, espaços de grande escala e dimensões intimistas, presença de luz artificial e iluminação natural.
A escassa paleta de materiais explora as texturas dos planos de vedação em tijolos artesanais requeimados, desenhando sombras que repercutem a densidade e variedade da luz filtrada da mata circundante.
Denominada pelos índios Yanomamis presentes no dia de sua inauguração de Maxita Yano - casa de barro, na língua Yanomami - a galeria propõe, em sua materialidade, espacialidade e luz, uma interpretação ampliada das relações possíveis entre arquitetura e natureza.
Originalmente publicado em Março 16, 2016